Com as mudanças que a Terra tem sofrido ao longo dos anos, com tamanho desmatamento e a falta de preservação do meio ambiente, é natural que reflitamos sobre a vida no planeta sem a presença humana. E, de acordo com um professor da Universidade de Oxford, os seres humanos teriam um substituto sem igual.
Em seu estudo The Universal History of Us, o professor Tim Coulson sugere que a possível extinção dos humanos criaria um espaço para novas espécies assumirem os papéis ecológicos que nós deixaríamos. Além disso, a evolução continua acontecendo, orientando a adaptação dos organismos no novo ambiente.
Getty Images
“A extinção é o destino de todas as espécies, incluindo a nossa, embora esperemos que esse resultado seja muito distante”, afirma Coulson.
Sucessores inesperados
Quando se fala em evolução, ou até mesmo em possíveis sucessores para humanos, é natural que o primeiro pensamento seja chimpanzé. No entanto, o estudo sugere que, na realidade, os sucessores seriam polvos.
Os moluscos destacam-se por sua inteligência e capacidade de adaptação. Além disso, sua facilidade em resolver problemas, comunicar-se através da mudança de cor e manipular objetos apontam que o animal poderia evoluir para formas mais complexas.
Getty Images
“Com o tempo, eles podem desenvolver maneiras de respirar fora da água e explorar novos habitats, até mesmo caçando presas terrestres. É provável que os polvos substituam os humanos como espécie dominante? É uma possibilidade intrigante, mas também improvável no curto prazo. No entanto, imaginar isso nos permite apreciar a capacidade de adaptação da vida”
.
Leave a Comment